Mensagem do Executivo abre as atividades legislativas de 2019 na Câmara de Natal

A Câmara Municipal de Natal iniciou, na tarde desta terça-feira (19), as atividades legislativas durante a primeira sessão ordinária de 2019. O ato contou com a participação do prefeito Álvaro Dias (PDT) que fez a leitura da mensagem anual do Executivo. Em seu discurso, o prefeito prestou contas da gestão em 2018 e explanou metas e ações para este ano.

“Estou à frente da Prefeitura do Natal no início do ano passado e minha primeira tarefa foi manter em dia a prestação dos muitos e variados serviços oferecidos pelo município. Substitui uma gestão aprovada pela maioria da população e apesar de uma grave crise econômica jamais vista no país, a cidade mantém os serviços funcionando, o pagamento do funcionalismo feito durante todo o ano rigorosamente”, afirmou Álvaro Dias, que lembrou o período turbulento que atravessa a economia do Brasil.

“Tenho apreço, portanto, pelo papel fundamental que tem o Legislativo na definição das políticas públicas e no acompanhamento das ações de governo em todas as esferas”, pontuou.

Segundo ele, a prefeitura focou o trabalho prioritariamente na área social, especialmente Saúde, Educação e Assistência Social. “A educação cumpriu o ano letivo, nossas unidades de saúde, UPAs, Maternidades, Samu e hospital atendem uma demanda crescente de pessoas, os serviços de limpeza e manutenção da cidade não sofreram qualquer descontinuidade. Mais de 100 equipamentos esportivos estão sendo construídos, reformados ou modernizados. Muitas praças estão sendo recuperadas e outras construídas. Ao mesmo tempo, trabalhamos as bases para novos projetos sociais que serão implantados”.

Dentre as prioridades da gestão para 2019, Álvaro Dias elencou a revisão do Plano Diretor de Natal, cuja última avaliação se deu em 2007. “De lá para cá foram muitas as mudanças vivenciadas em outras capitais que avançaram no contexto arquitetônico e urbanístico, enquanto Natal pacientemente espera pela revisão da nossa legislação. Assim, em junho do ano passado já sancionamos a lei que atualiza procedimentos para regularização urbanística, facilitando a legalização de imóveis para sanar de vez uma série de desconformidades, justamente se adequando a esses novos tempos de mudanças em nossa geografia”, informou.

“Na revisão do Plano Diretor, acredito que a primeira preocupação do gestor público seja promover o equilíbrio entre a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. Temos que ter a preocupação de preservar nosso patrimônio natural, paisagístico e histórico, mas sem engessar a atração de investimentos e o crescimento e ocupação regular do solo de forma planejada e induzida para a geração de empregos e receita para o nosso município”, completou o prefeito.

Para o líder da bancada governista, vereador Kleber Fernandes (PDT), o prefeito, Álvaro Dias conseguiu desenvolver projetos em diversas áreas. “Podemos enumerar algumas atividades: a revitalização do comércio e da cultura do centro da cidade e do Alecrim, incentivos para o pequeno empreendedor, anunciou medidas na área da Saúde como a reforma da Maternidade Leide Morais e a convocação de novos servidores aprovados em concurso, a manutenção do Carnaval Multicultural de Natal, entre outras ações que garantiram o crescimento do município”.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *