Maioria da câmara garante gratuidade a idosos e evita aumento de tarifa para transporte público em Natal
A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Natal seguiram, nesta terça-feira (4) se posicionando a favor da viabilização da nova licitação de transportes públicos para a capital, tendo como foco rechaçar propostas que redundariam em desinteresse das empresas pelo certame e, pior, em aumento considerável no preço da tarifa praticada na cidade.
“Desde o início da votação deste projeto, ao qual foram apresentadas 50 emendas, nós sempre buscamos votar atendendo a critérios técnicos. Não adianta aprovar medidas que podem até soar simpáticas agora, mas que, na prática, iriam tornar inviável a licitação efetiva dos serviços e, principalmente, que iriam aumentar consideravelmente a tarifa a ser praticada. A população já não suporta o atual valor. Seria uma irresponsabilidade nossa aprovar mudanças que, travestidas de um pseudobenefício redundassem em prejuízo ao certame e aos usuários”, afirma o vereador Kleber Fernandes.
Um dos pontos que refletiram este posicionamento foi o que diz respeito à idade para que os idosos tenham acesso ao passe livre nos transportes, que hoje é de 65 anos.
“O que nós decidimos foi, para evitar prejuízos ao sistema e ao usuário em geral, votar pela redução gradativa da idade para gratuidade, que será feita ao longo de cinco anos, caindo para 64 anos a partir do primeiro ano após a licitação e chegando aos 60 anos no quinto anos após o certame. Esta, inclusive, era a proposta do texto original do projeto. Os idosos terão seu direito garantido, faremos a redução e evitaremos a inviabilidade do certame e, sobretudo o aumento da tarifa, porque há uma percepção, dos próprios técnicos, de que ao longo destes cinco anos o sistema de transportes se reequilibra, repõe o volume de usuários e consegue manter o serviço de qualidade que todos nós queremos, com preços justos e acessíveis à população”, ressalta o vereador.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!