BIOGRAFIA

BIOGRAFIA

Quem é Kleber?

Advogado e Administrador de Empresas, tem 37 anos, é casado e pai de um filho, nascido em 2016.

Eleito vereador em 2016, com 5.061 votos, sempre foi um filho devotado e aluno dedicado, logo se destacando nas escolas por onde passou.

Judoca entusiasmado, foi graças ao seu desempenho no esporte que recebeu uma bolsa de estudos, em uma escola particular de Natal que tinha, como contrapartida, manter os resultados obtidos no tatame.

Chegou à faixa preta e conquistou o título de campeão estadual de judô na sua categoria.

O destaque no esporte também o levou à sua primeira experiência política, no Grêmio estudantil da escola. Após servir às Forças Armadas, Kleber ingressou na faculdade de Administração, na antiga Farn, hoje UNI RN.

Foi eleito, já no primeiro ano de faculdade, vice-presidente do DCE da instituição e, no ano seguinte, presidente. Começou a inovar e dar mostras do seu espírito público ao implantar projetos diretamente ligados ao relacionamento com a comunidade.

Um bom exemplo é o projeto “DCE nos bairros” que oferecia serviços gratuitos de assistência médica, social e de qualificação profissional nas comunidades mais carentes da cidade.

Neste mesmo período, Kleber reativou a União Estadual dos Estudantes (UEE), sendo eleito presidente da entidade. Participou, em 2004, de um congresso nacional de estudantes na cidade de São Paulo. Dava seus primeiros passos para se engajar na União Nacional dos Estudantes (UNE), berço histórico de grandes figuras políticas do Brasil.

Foi convidado pelo secretário do partido, Brizola Neto, a se filiar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), fundado pelo importante líder político brasileiro, Leonel Brizola. Foi nomeado como o líder da juventude do partido no RN e em 2005 foi eleito como o vice-presidente nacional da Juventude. Tornou-se uma referência no RN dentro do movimento político, eleito três vezes membro da Direção Executiva Nacional da Juventude e titular do Diretório Nacional do partido.

Ingressou no ano de 2006, na faculdade de Direito pela UNI RN, sendo aprovado no exame da OAB antes mesmo de concluir o curso.

Em 2013 foi convidado a assumir a direção geral do Procon Natal. Durante esta sua primeira gestão à frente do órgão municipal implantou projetos e parcerias, que tinham como foco esclarecer direitos e deveres e tornar público o conhecimento acerca do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

O trabalho à frente do Procon o levou a ser convidado a assumir a chefia do Gabinete Civil do município, no ano de 2014.

Em pleno período da Copa do Mundo em Natal, a cidade foi invadida por turistas e imprensa do mundo todo. Kleber esteve presente em todas as discussões e decisões da gestão municipal, sendo o canal direto do prefeito com o secretariado e Poder Legislativo, além de principal articulador em discussões de interesse da população. Uma experiência administrativa ímpar.

Em 2015, após uma reforma administrativa na gestão municipal, Kleber retornou à direção do Procon. Foi quando conseguiu reverter um quadro de crise financeira que ameaçava a continuidade do trabalho do órgão. Um incremento que garantiu não apenas a continuidade como o melhoramento e ampliação das ações do órgão municipal.

Como vereador, foi eleito ainda no primeiro ano de mandato presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, uma de suas principais áreas de atuação, com diversos projetos de lei aprovados e sancionados, além da realização de fiscalizações no comércio da cidade e audiências públicas.

Já presidiu a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, da qual ainda é membro. Além dela, também constitui a Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Transportes, Habitação, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos e a Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo. Atualmente, Kleber é o líder do governo na Câmara Municipal de Natal.

Desde que assumiu seu mandato, segue pautando seu trabalho na ética, no respeito ao povo, à Câmara e aos seus pares e, sobretudo, no interesse coletivo, apresentando diversos projetos e requerimentos que procuram ajudar a construir uma Natal cada vez melhor.

.

1982

Nascimento.
1996

O envolvimento no esporte, mas especificamente no judô, foi o primeiro grande fio condutor para isso. O bom aproveitamento na modalidade abriu portas para que Kleber pudesse estudar em uma escola privada por meio de bolsa de estudos, ficando ele na responsabilidade de se empenhar na atividade esportiva.
1997

Jovem atleta foi nomeado diretor de esportes do Grêmio Estudantil. Começava então a revelar seus talentos para o diálogo e articulação junto às lideranças e autoridades.
2000

Na juventude, Kleber serviu às Forças Armadas, onde aprendeu valores como disciplina, respeito e companheirismo.
2001

O seu ingresso no ensino superior foi aos 19 anos, no curso de Administração de Empresas, na antiga FARN, hoje UNI-RN. Já no primeiro ano da faculdade, Kleber foi eleito vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), vindo a ser eleito o presidente no segundo ano de curso e reeleito no ano seguinte.

Durante sua participação no comando do DCE, Kleber realizou algumas ações sociais que ainda hoje lhe rendem bons frutos de amizade e gratidão. Como o “Projeto DCE nos bairros” onde oferecia serviços gratuitos de assistência médica, social e qualificação profissional nas comunidades mais carentes da cidade.

Nesse mesmo período, Kleber reativou a União Estadual dos Estudantes (UEE) , sendo eleito presidente da entidade. A partir desse momento, o jovem estudante passou a ter uma representatividade no movimento estudantil de nível superior no RN, tornando-se referência também na região Nordeste.
2006

Conciliando a sua participação política no estado, Kleber ingressou no ano de 2006, no curso de Direito pela UNI RN, sendo aprovado no exame da OAB antes mesmo de concluir o curso. Além de trabalhar como assessor da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e também como conselheiro regional do Sesc, Senac, Sesi e Senai.
2013

Kleber Fernandes é convidado a assumir a direção geral do Procon Natal. E foi durante a sua gestão à frente do órgão municipal que a população da capital experimentou um avanço significativo no conhecimento e na defesa dos seus direitos como consumidores. Atento a essa necessidade, Kleber implantou projetos e parcerias, que tinham como foco esclarecer direitos e deveres e tornar público o conhecimento a cerca do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
2014

O trabalho destacado à frente do Procon levou Kleber a ser convidado para assumir a chefia do Gabinete Civil do município, no ano de 2014.

Copa do Mundo - Neste ano, em pleno período da Copa do Mundo em Natal, onde a cidade foi invadida por turistas e imprensa do mundo todo, Kleber esteve presente em todas as discussões e decisões de todas as secretarias da gestão municipal, sendo o canal direto do prefeito com o secretariado e Poder Legislativo.
2015

após uma reforma administrativa na gestão municipal, Kleber retornou à direção do Procon. Foi quando conseguiu reverter um quadro de crise financeira que ameaçava a continuidade do trabalho do órgão.  

Com a implantação de projetos e parceiras com empresas locais, além de um intenso trabalho de fiscalização e punição de irregularidades, o Procon, que tinha em caixa R$ 129 mil em multas de arrecadação durante quatro anos da gestão anterior, avançou para mais de R$ 2,5 milhões em arrecadação, no período de três anos. Um incremento que garantiu não apenas a continuidade como o melhoramento e ampliação das ações do órgão municipal.
2016

2016

Outubro de 2016. Eleito com 5.061 votos nas eleições.
2017

2017

2017
2017 - É empossado como novo vereador de Natal.

Assume, ainda no primeiro ano de mandato, a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor, uma de suas principais áreas de atuação, com diversos projetos de lei aprovados e sancionados, além da realização de fiscalizações no comércio da cidade e audiências públicas.
2018

2018

2018
É nomeado líder do Governo na Câmara Municipal, posto que ocupa até os dias atuais.
2019

2019

2019
Com vasta produção legislativa, Kleber Fernandes aprova relevantes projetos de lei, como o que cria o mês de combate ao superendividamento e o que determina a obrigatoriedade da presença de salva-vidas em clubes e associações, ambos sancionados.